05 motivos para contratar um Advogado Previdenciário
Todo segurado já ouviu alguém sugerindo buscar um advogado previdenciário para cuidar da sua aposentadoria. Entretanto, o que muitos não sabem é que o trabalho desse profissional vai muito além de auxiliar o cliente na busca pelo melhor benefício. O advogado previdenciarista trabalha com todos os benefícios do INSS e está apto para orientar e tratar sobre qualquer assunto que envolve a Previdência Social. Alguns advogados trabalham apenas com auxílios do INSS, enquanto outros estão focados nas previdências complementares.
Para ampliar seu conhecimento sobre esse tema em específico, confira o que são e como funcionam os benefícios previdenciários. Como você pode verificar, a área da previdência é muito vasta. Pensando nisso, separamos 5 motivos para contratar um advogado previdenciário especialista na solução do seu problema.
Antes de contratar um advogado previdenciário, é importante pesquisar a área de atuação do profissional. O especialista em previdência do INSS pode trabalhar em várias questões, como:
- Aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Benefício de prestação continuada (LOAS);
- Salário-maternidade;
- Contribuições em atraso;
- Revisões de benefícios do INSS;
- Cálculo previdenciário;
- Planejamento de aposentadoria;
- Restituições.
Ao escolher o profissional certo, você pode contar com 5 benefícios fundamentais. Veja quais são eles a seguir.
1. Cuidar da parte burocrática
Se você ainda tem aquela ideia de que é necessário contratar o advogado apenas em caso de ação judicial, não se engane. A contratação de um advogado previdenciário para fazer o pedido junto ao INSS na área administrativa é de extrema importância, pois, com o devido conhecimento e experiência, é possível evitar uma ação judicial. Alguns segurados buscam fazer os requerimentos sozinhos, sem auxílio de um profissional especialista, e acabam sem conseguir o benefício ou sendo prejudicados financeiramente, recebendo menos do que teriam direito.
Então, se você tem alguma dúvida sobre como proceder em um pedido de benefício, o ideal é procurar orientação com um advogado especialista em INSS. Essa orientação e o acompanhamento jurídico podem evitar uma futura ação judicial.
2. Agilizar o processo
O advogado previdenciário é especialista em direito material, ou seja, ele vai saber identificar o que é mais vantajoso para o cliente. Esse profissional possui o conhecimento e a prática necessária para conduzir a ação com agilidade, para que o cliente consiga o benefício quanto antes for possível. Um advogado não tem o poder de controlar os prazos do juiz de uma ação judicial e nem os prazos do INSS. Entretanto, existem situações, como o mandado de segurança, que podem auxiliar na agilidade de um processo.
3. Garantir todos os seus direitos
Com o acompanhamento de um advogado previdenciário, você terá todo o respaldo jurídico que precisa, bem como ter a certeza que o profissional vai fazer tudo o que estiver ao alcance para garantir todos os direitos do trabalhador. Muitas vezes, o cliente não conhece todos os direitos que tem, e quando opta por dar seguimento em um pedido de benefício previdenciário por conta própria, acaba por não receber tudo o que poderia. Assim, não restam dúvidas de que realizar uma consultoria com um advogado especialista é o primeiro passo para saber tudo o que você tem direito e o que pode receber.
4. Ter amplo conhecimento sobre a aposentadoria
Um dos benefícios mais procurados pelos clientes é a aposentadoria. Afinal, o trabalhador passou grande parte da sua vida fazendo contribuições para o INSS, então, é normal que ele fique ansioso para recebê-la quanto antes. O que acontece, normalmente, é que o trabalhador baseia a sua situação previdenciária com algum amigo, vizinho, familiar ou colega de trabalho. Porém, é preciso entender que cada caso é único e possui suas particularidades, afinal, ninguém tem todo o histórico de trabalho igual, não é mesmo?
Outro ponto importante a ser levado em consideração é a Reforma da Previdência. Agora, existem as regras anteriores a ela, as regras de transição para quem está próximo de se aposentar e as regras atuais. Entender em qual dessas situações o trabalhador se enquadra exige análise, estudo e a realização do cálculo previdenciário. O advogado previdenciário especialista em aposentadoria vai saber passar a melhor orientação e buscar a melhor aposentadoria possível para o cliente, ou seja, aquela que for mais vantajosa financeiramente.
5. Evitar perdas financeiras
Muitos segurados ficam na dúvida sobre as perdas financeiras quando o assunto é aposentadoria. Isso é possível por diversos motivos. Por exemplo, temos o segurado que solicita o benefício sem ter cumprido os requisitos e acaba tendo redução no valor da aposentadoria devido ao fator previdenciário. Outro exemplo são os segurados que acabam pagando contribuições em atraso sem necessidade. Ainda, tem aqueles que possuem o tempo especial, mas não é reconhecido pelo INSS. Enfim, existem várias situações que podem influenciar diretamente no valor da aposentadoria. Por isso, contar com uma orientação jurídica especializada pode fazer a diferença. A aposentadoria é um momento muito importante da vida do trabalhador e todos querem chegar nessa etapa da vida recebendo tudo o que tem direito.
Independente de qual seja a sua necessidade e qual benefício esteja buscando é muito importante pesquisar e entender como um profissional pode te ajudar. Em caso de dúvidas, busque um advogado previdenciário de sua confiança para te ajudar. Conheça o trabalho do Escritório Costa Mendonça. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.