MEI: tem direito aos benefícios previdenciários do INSS?

 

Os benefícios do INSS para o MEI são uma vantagem significativa que os empreendedores individuais têm ao formalizarem suas atividades. Por isso, contribuir para o INSS garante acesso a direitos previdenciários essenciais que podem trazer segurança e tranquilidade para o MEI em diversas situações, como doença, acidente ou aposentadoria.

 

Benefícios do INSS para o microempreendedor individual (MEI)

 

Como MEI, você tem direito a vários benefícios do INSS. Um dos principais benefícios é o auxílio-doença.  Em caso de doença ou acidente que o impeça de trabalhar de forma temporária, o MEI pode solicitar o auxílio-doença. Esse benefício proporciona uma renda mensal ao empreendedor enquanto você se recupera. Além do auxílio-doença, o MEI também pode ter outros direitos do INSS, como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.  No entanto, é importante cumprir os requisitos específicos de cada benefício para ter direito a eles.

  • Auxílio-doença

auxílio-doença é um dos benefícios mais relevantes para o MEI. Em caso de doença ou acidente que o impeça de trabalhar, o MEI tem direito a receber uma renda mensal do INSS durante o período de afastamento.

  • Licença-maternidade

licença-maternidade é o período em que a mulher precisa se afastar das atividades em razão do nascimento do filho, adoção ou guarda judicial, além do aborto não criminoso. No período da licença de 120 dias, a empresária pode ter o direito de receber o salário-maternidade da Previdência Social. O benefício deve ser solicitado diretamente no INSS. Ainda, há casos em que os homens também têm direito à licença-maternidade e recebem o valor do salário-maternidade. O homem pode ter direito de receber o benefício nos casos de adoção ou guarda para fins de adoção, falecimento da mãe ou abandono do lar pela mãe ou por outro segurado que tinha direito ao salário-maternidade.

  • Aposentadoria por invalidez

aposentadoria por invalidez é um benefício pago nos casos de doença ou acidente que causou a sua incapacidade permanente para o trabalho. Na verdade, apesar de ter o nome aposentadoria, não se trata de uma aposentadoria comum em que é exigida idade mínima e muitos anos de contribuição. Por isso, hoje a aposentadoria por invalidez tem o nome de benefício por incapacidade permanente. Esse benefício é muito parecido com o auxílio-doença; no entanto, ele é pago quando existe uma incapacidade permanente para o trabalho ou, em regra, por no mínimo 2 anos.

  • Pensão por morte

pensão por morte é um benefício pago pelo INSS aos dependentes do microempresário que faleceu, desde que ele tivesse feito ao menos 1 pagamento em dia para a Previdência ou, também, estava recebendo benefícios do INSS. Os dependentes podem ser os filhos, o cônjuge ou companheiro(a), os pais e os irmãos, sendo que em alguns casos é preciso comprovar dependência econômica.

 

Como solicitar benefício do INSS para MEI?

 

Atualmente, o pedido de benefícios do INSS é mais prático. Você pode pedir pelo telefone 135 ou pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS. O Meu INSS foi criado para você acessar os serviços do INSS e da Previdência Social pelo computador ou no aplicativo para celular (Android ou iOS). Nesse sistema, é possível pedir benefícios da Previdência sem sair de casa, acessando tudo pela internet. O Meu INSS utiliza o mesmo cadastro dos outros sistemas do Governo Federal, chamado de gov.br.

Você mesmo preenche as informações, envia os documentos (em PDF) e faz a solicitação para o INSS. No site Meu INSS ou no aplicativo, você deve seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  • Clique em “entrar com gov.br”, digite seu CPF, depois a senha se você já tiver cadastro; ou continue para fazer o seu cadastro;
  • Após conseguir acessar, no início, digite na caixa de pesquisa o benefício que você deseja solicitar; por exemplo “aposentadoria”, então é só clicar na opção que você precisa;
  • Agora, atualize os seus dados e clique “avançar”, depois clique em “continuar”, leia as próximas informações e clique novamente em  “avançar”;
  • Siga os passos informados no sistema, selecione as opções de acordo com o benefício desejado; agora, você vai confirmar se todos os dados pessoais estão preenchidos de forma correta;
  • Nessa mesma tela, ao rolar a página terão os campos para enviar os documentos, clique no sinal de + para anexar todos os documentos, depois clique em “avançar”;
  • Selecione a agência do INSS mais próxima da sua residência e clique em “avançar”;
  • Escolha o banco mais próximo para você e clique em “avançar”;
  • Confira todas as informações com bastante cuidado, se estiverem corretas, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”, depois clique em “avançar”.

Agora, você terminou de fazer o pedido do seu benefício do INSS. É possível acompanhar o andamento pelo Meu INSS ou ligar no telefone 135. Se faltar algum documento, você pode ser notificado para ‘cumprir exigência’, ou seja, para enviar algum documento pelo Meu INSS ou entregar na agência da Previdência. Essa notificação pode acontecer por ligação, SMS ou e-mail. Mas o INSS apenas informa que tem essa pendência de documentos, não pede nenhum dado pessoal ou do benefício.

E não podemos esquecer: as contribuições para o INSS também contam como tempo de serviço, ou seja, podem influenciar na sua aposentadoria futura. Lembre-se de que é importante buscar orientação especializada para entender todos os detalhes e estar em dia com suas obrigações.

Conheça o trabalho do Escritório Costa Mendonça. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.

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