Você sabe quando irá se aposentar?

Essa dúvida é muito comum, mas grande parte das pessoas pensa que não precisa se planejar para esse momento.

Porém, ter a previsão da data de aposentadoria e se organizar para sua chegada, é muito importante para garantir os seus direitos.

Além de calcular a data e ter uma previsão de quanto poderá receber, o planejamento é importante para que o segurado possa escolher um benefício mais vantajoso e tenha todas as pendências regularizadas, de modo a não atrasar a concessão do seu benefício.

Independente da sua idade, esse planejamento pode começar agora. Afinal, quanto antes você começar, mais fácil será lá na frente.

Com a Reforma da Previdência, algumas regras passaram por alterações, a idade mínima e o tempo de contribuição foram remodelados.

São regras que passaram a ter validade a partir da reforma, mas dependendo da idade e experiência, pode ser que os seus direitos sigam o estabelecido antes dela. Por isso, é muito importante estar devidamente informado.

 

Como ficou depois da reforma?

As regras da aposentadoria exigem a idade mínima de 65 anos para os homens e de 62 anos para as mulheres.

Para ambos os casos, é necessário ter um período de contribuição mínima de 15 anos e carência de 180 meses.

Esse é o tempo de trabalho válido para aqueles contribuintes que já haviam se cadastrado no INSS antes da reforma. Para quem iniciou a vida profissional após, o tempo de contribuição a ser comprovado é de 20 anos.

São cinco regras de transição, com diferenças para servidores públicos e privados. Para cada trabalhador, uma regra pode ser mais vantajosa que a outra, por isso é importante a avaliação caso a caso.

A reforma da previdência passou a vigorar a partir de 13 de novembro de 2019. Portanto, tem direito a aposentadoria os trabalhadores residentes no território nacional que tenham cumprido todos os requisitos, conforme o estabelecido por ela.

 

Por que reunir os documentos com antecedência?

A maioria das pessoas passam a se preocupar com a documentação, apenas no momento de requerer seu benefício. Porém, quanto antes o trabalhador reunir esses documentos, menores são as chances de ele enfrentar complicações na hora de fazer a solicitação.

Isso também evita os riscos de ter aprovado um benefício com valor inferior ao que se tem direito, causando arrependimentos futuros.

Além da documentação, o cálculo previdenciário também ajudará a definir a melhor opção de aposentadoria para cada caso. Existem diferentes regras de transição a serem analisadas individualmente e cada trabalhador deve avaliar isso de acordo com as suas qualificações como tempo de trabalho e contribuição.

Com mudanças frequentes nas leis, é fundamental manter-se informado. Temos como exemplo a alteração de idade mínima para mulheres que ocorreu na última reforma, conforme já mostramos acima.

 

Precisa de Advogado Previdenciário em Passo Fundo?

Nossa equipe Previdenciária é composta por vários profissionais, alguns deles com mais de 35 anos de experiência na área.

Gerimos causas em que o segurado esteja passando por qualquer dificuldade com o benefício do INSS e atuamos em âmbito administrativo e judicial.

Se você ou alguém que você conhece está entrando na fase da pré-aposentadoria e ainda não se planejou, é muito importante iniciar esse processo para conseguir garantir os seus direitos e receber o benefício assim que vigorar o seu direito a aposentadoria.

Aqui no Costa Mendonça temos uma parceria com a Rigon Consultoria para atender com maior eficiência as demandas que chegam até nós. Não deixe de buscar por profissionais que entendam do assunto. Informe-se, planeje-se e garanta os seus direitos.

Para dúvidas, entre em contato.

Compartilhe: